Secretaria de Assistência Social de Salto do Céu promove vários cursos.

Secretaria de Assistência Social de Salto do Céu promove vários cursos.

A secretária de Assistência Social do município, Elci Espíndola, informou que desde o final de junho a Secretaria iniciou um trabalho para retomar os trabalhos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

"Juntamente com o Senar, ofertamos dois cursos de computação, sendo um intermediário e o outro, avançado. Agora está acontecendo a segunda etapa, para os professores. Tivemos também um curso sobre relacionamento interpessoal, cuja primeira etapa foi para os servidores da Prefeitura e a segunda, para servidores da creche, que vem com o quadro de funcionários todo novo e, agora, estamos com o curso de lingerie", informou.

Devido a pandemia número de participantes teve que ser reduzido, além de utilizar espaços mais amplos, para receber o público participante com segurança. 

"No início perdemos vários cursos por causa da pandemia, mas agora temos vários cursos maravilhosos para serem ministrados até o fim do ano, pois a população anseia por retomar as atividades normais e, devido a escassez de emprego, o objetivo desses cursos é capacitar os usuários do Serviço de Convivência para buscar ou fomentar  sua fonte de renda", salientou ela.

Elci Espíndola disse que as servidoras do Serviço de Convivência costumam dizer que as famílias do Serviço de Convivência são "a menina dos olhos" da Secretaria de Assistência Social e o CRAS, o coraçãozinho, porque tudo o que fazem é voltado, em especial, para esse público. 

A secretária disse que em agosto, além do curso de Reaproveitamento de Alimentos e também estará abordando o Agosto Dourado, que trata do aleitamento materno, focando a saúde da mãe, tanto física, quanto emocional, os direitos da mulher que amamenta:

"Será muito importante porque, infelizmente, na cabeça de muitas pessoas, a amamentação ainda é um tabu. Já o CREAS vai trabalhar o Empoderamento feminino, numa conscientização do Agosto Lilás, sobre a violência contra a mulher. A nossa programação está linda, inclusive com oficina de massas e, pretendemos fazer um fechamento, com palestras, no final do mês e essa proposta também será levada à zona rural".

Ela relembrou que, com a Campanha Aconchego, conseguiu  entregar bastante cobertores e que  agora recebeu 400 cestas básicas, do Governo do Estado, cuja distribuição já começou, priorizando não somente os usuários de programas sociais, mas seguindo a orientação de, através de visita técnica, socorrer aqueles em situação de vulnerabilidade social. 

Indagada sobre como se sente em relação ao trabalho que vem desenvolvendo frente à Secretaria de Assistência Social,  Elci disse estar apaixonada:

"São seis meses em que estou completamente apaixonada nesse trabalho. Sempre fiz trabalho social voltado para a escola e amadureci muito aqui, um amadurecimento do olhar sobre a vulnerabilidade que antes eu não tinha, que eu não via. Hoje é completamente diferente, sei que ainda preciso evoluir, buscar mais conhecimento, pois as pessoas precisam muito da Assistência Social".

Encerrando a fala, ela frisou que o prefeito Mauto a entende e apoia, por possuir o entendimento de que todos devem buscar capacitação.

"Como gestores, temos a obrigação de proporcionar esse conhecimento, essa capacitação. Afinal, como cobrar sem propiciar uma formação?"

Fonte: Oeste News

Mais recentes


Salto do Céu comemora 42 anos de emancipação política-administrativa

Salto do Céu completou 42 anos de emancipação política-administrativa no dia 13 de dezembro de 2021, porém as festividades tiveram início no dia 10, com o show nacional de Breno Reis e Marco Viola, além da animação da Banda Bitth do Verão, que também se apresentou no sábado, dia 11. No dia 11, sábado, foi a vez da Banda Gospel Discopraise abrilhantar o evento. No dia 12, apresentaram-se: a dupla sertaneja Edy Brito e Samuel e a Banda Oficina do Forró. Na segunda-feira, 13, dia do aniversário, além das comemorações cívicas e esportivas durante o dia, à noite o público pode[...]

Prefeitura de Salto do Céu realiza Jantar Dançante para idosos

A Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Salto do Céu, realizou um animado Jantar Dançante, de encerramento de atividades, no dia 30 de novembro de 2021, direcionado aos idosos atendidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Elci Espíndola, foi um jantar muito especial, com temas natalinos e que os idosos gostaram muito, também pelo fato de que, cada um, deveria levar um familiar. "Trabalhamos o fortalecimento de vínculos, por isso foi muito importante e emocionante a[...]

Nota de Pesar: comunicado de falecimento (Tiago Borges)

É com profunda tristeza que a Prefeitura Municipal de Salto do Céu/MT comunica o falecimento do Ex-Vereador, senhor Tiago Teixeira Rocha, ocorrido no dia 20 de Novembro de 2021. Respeitado por todos, foi um grande profissional e ser humano. Sua falta já está sendo sentida por todos nós. Expressamos nossas condolências aos familiares e amigos de Tiago Teixeira Rocha e rogamos a Deus para que encontrem conforto para a sua dor. Salto do Céu/MT, 20 de Novembro de 2021.

Setembro Amarelo: CRAS e Secretaria de Assistência Social na campanha Borboleta Amarela 2021

O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a solenidade de abertura da Campanha Setembro Amarelo com a participação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV e os alunos e professores da Escola Estadual Francisco Villanova. A prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção[...]

Prefeitura de Salto do Céu promove ações sobre campanhas do mês de agosto

A Prefeitura Municipal de Salto do Céu, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, promoveu importantes ações no mês de agosto. O primeiro evento foi sobre o Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher e divulgar os mecanismos de denúncia existentes. O evento, encabeçado pela equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) contou com[...]